Menu

Acesso às principais seções do Musea

Imagem de capa da exposição

Responsa

Diadema

Fábrica de Cultura

25/03/2025 - 28/04/2026

Idioma do conteúdo

Jardim Tropicaos

Local: Fábrica de Cultura Diadema Dimensões: Torre de 6m de altura por 2,5m de largura Técnica: 70 capacetes pintando a mão com tinta spray e tinta acrílica

Alicia Lira

Jardim Tropicaos
Jardim Tropicaos
Jardim Tropicaos
Jardim Tropicaos
Jardim Tropicaos
Jardim Tropicaos
Jardim Tropicaos
Jardim Tropicaos

Velocidade do áudio

0:00
0:00

Musea – Responsa Produção de acessibilidade: Ktalise Tecnologias Roteiro de audiodescrição: Larissa Meira Consultoria especializada: Lara Souto Narração de audiodescrição: Larissa Meira Audiodescrição Jardim Tropicaos, de Alicia Lira. Instalação Placa: Sobre fundo preto, no topo, em branco: Ministério da Cultura, Yamaha e Brahmi Cultural apresentam: “Responsa”, em letras laranja grossas, curvas e sublinhadas. O letreiro também é criado por Alicia Lira, artista responsável pela instalação. À direita, em branco: Conheça o projeto, um QR Code e responsa.art.br/acessibilidade. Na parte inferior: Lei Rouanet. Patrocínio Master: Yamaha. Patrocínio: Suhai seguradora. Apoio: Norisk e Simbratec. Direção criativa e produção: Pazetto Events. Produção executiva: Tudo Cultural. Apoio institucional: Poiesis Gestão Cultural, Fábricas de Cultura, Cult SP, São Paulo – Governo do Estado. Realização: Brahmi Cultural, Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil: União e Reconstrução. Título: Jardim Tropicaos, de 2025, por Alicia Lira. Instalação artística. Técnica: 70 capacetes pintados à mão com tinta spray e tinta acrílica. Dimensões: Torre de 6 metros de altura por 2,5 metros de largura. AD: Em uma área externa, atrás de grades da Fábrica de Cultura, a instalação está presa a um grande bloco preto e é composta por uma estrutura metálica vertical que sustenta 10 fileiras com 7 capacetes de segurança para motociclistas, fechados e suspensos. Os capacetes estão organizados lado a lado e pintados com ilustrações de árvores e folhagens em tons de verde, amarelo, azul e laranja, e criam um efeito visual que remete a uma copa de floresta fragmentada.

Recortes Urbanos

Local: Fábrica de Cultura Vl. Nova Cachoeirinha Dimensões: Tamanhos variados que vão de 0,70cm à 1,70m de altura. Técnica: Pintura manual com tinta de piso acrílica sob 13 placas sustentáveis de mdf ultra, recortadas na router.

Roni Evangelista

Recortes Urbanos
Recortes Urbanos
Recortes Urbanos
Recortes Urbanos
Recortes Urbanos
Recortes Urbanos
Recortes Urbanos
Recortes Urbanos
Recortes Urbanos
Recortes Urbanos
Recortes Urbanos
Recortes Urbanos
Recortes Urbanos
Recortes Urbanos
Recortes Urbanos

Velocidade do áudio

0:00
0:00

A instalação artística Recortes Urbanos, de Roni Evangelista, integra o projeto RESPONSA como uma homenagem vibrante à pluralidade e ao movimento das grandes cidades. Utilizando técnicas sustentáveis e criatividade, Roni transforma o cotidiano urbano em arte, celebrando a diversidade e a representatividade dos "personagens" que dão vida às metrópoles. Com essa obra, o artista captura a essência das ruas, ressaltando a beleza da convivência e da multiplicidade que definem os centros urbanos. Cada detalhe é um convite à reflexão sobre a riqueza que a diversidade proporciona e a importância de valorizar as diferentes histórias que compõem o cenário urbano. O artista também criou uma assinatura com a palavra RESPONSA, lúdico, arendodando e com referências a suas personagens trazendo sua identidade para a logomarca do projeto. Ao utilizar diferentes interpretações da palavra "Responsa", reforçamos a ideia de responsabilidade compartilhada e a importância da contribuição individual para a mobilidade urbana.

Lambe-Lambe

Local: Fábrica de Cultura Jd. São Luís Dimensões: 04 painéis cada um medindo 3,28 m largura e 2,13 m de altura Técnica: Pintura com tinta acrílica, cola branca sobre papel e tecido

Sandro Akel

Lambe-Lambe
Lambe-Lambe
Lambe-Lambe
Lambe-Lambe
Lambe-Lambe
Lambe-Lambe
Lambe-Lambe
Lambe-Lambe
Lambe-Lambe

Velocidade do áudio

0:00
0:00

Musea – Responsa Produção de acessibilidade: Ktalise Tecnologias Roteiro de audiodescrição: Larissa Meira Consultoria especializada: Lara Souto Narração de audiodescrição: Larissa Meira Audiodescrição Lambe-Lambe, por Sandro Akel Instalação Placa: Sobre fundo preto, no topo, em letras brancas: Ministério da Cultura, Yamaha e Brahmi Cultural apresentam: “Responsa”, escrito em letras laranja grandes, maiusculas e estilizadas, com impressão de que foi feito a mão e traços irregulares que lembram pinceladas ou grafite. O letreiro também é criado por Sandro Kel, artista responsável pela instalação. Na parte inferior, à esquerda, Lei Rouanet. Patrocínio Master: Yamaha. Patrocínio: Suhai seguradora. Direção criativa e produção: Pazetto Events. Produção executiva: Tudo Cultural. Apoio institucional: Poiesis Gestão Cultural, Fábricas de Cultura, CULT SP, São Paulo – Governo do Estado. Realização: Brahmi Cultural e Governo Federal – Brasil: União e Reconstrução. À direita, na cor branca: Conheça o projeto, um QR Code e responsa.art.br/acessibilidade. Título: Lambe-Lambe, de 2025, por Sandro Akel Técnica: Pintura com tinta acrílica, cola branca sobre papel e tecido. Dimensões: 4 paineis cada um medindo 3,28m de largura e 2,13m de altura. AD: A instalação está exposta em uma área externa da Fábrica de Cultura, em uma parede pintada com formas geométricas diagonais nas cores azul, amarelo, roxo, verde e rosa, voltada para a rua. O mural é composto por cinco paineis, todos com colagens artísticas de fundo e pictogramas sobrepostos. Da esquerda para a direita: Motociclista: Um pictograma branco de uma pessoa que pilota uma motocicleta, sobre um fundo de colagens multicoloridas com letras grandes sobrepostas, predominantemente em amarelo e preto. Ciclista: Um pictograma preto de ciclista em movimento sobre uma ciclofaixa vermelha diagonal com bordas brancas. O fundo tem aparência de cartazes urbanos sobrepostos e rasgados. Pedestre: Figura branca de uma pessoa que caminha em uma faixa de pedestres, também em branco, com fundo composto por colagens em tons de cinza, marrom e roxo. Carros: Dois pictogramas brancos de carros margeando um carro verde no centro. O fundo é composto por colagens fragmentadas e sobrepostas, com fotos e recortes.

Caminhos

Local: Fábrica de Cultura Brasilândia Dimensões: 39m de largura por 2,5m de altura Técnica: Pintura em grafite

Ricardo Kaur

Caminhos
Caminhos
Caminhos
Caminhos
Caminhos
Caminhos
Caminhos
Caminhos
Caminhos
Caminhos
Caminhos
Caminhos

Velocidade do áudio

0:00
0:00

Musea – Responsa Produção de acessibilidade: Ktalise Tecnologias Roteiro de audiodescrição: Larissa Meira Consultoria especializada: Lara Souto Narração de audiodescrição: Larissa Meira Audiodescrição Caminhos, por Ricardo Kaur Grafite Placa: Sobre fundo preto, no topo, em branco: Ministério da Cultura, Yamaha e Brahmi Cultural apresentam: “Responsa”, escrito em letras laranja grandes e estilizadas com traços angulosos, espessuras variadas e estilo urbano que lembra grafite ou caligrafia de rua. As letras são irregulares, com cortes diagonais e inclinações expressivas. O letreiro também é criado por Ricardo Kaur, artista responsável pela instalação. À direita, na cor branca: Conheça o projeto, um QR Code e responsa.art.br/acessibilidade. Na parte inferior: Lei Rouanet. Patrocínio Master: Yamaha. Patrocínio: Suhai seguradora. Direção criativa e produção: Pazetto Events. Produção executiva: Tudo Cultural. Apoio institucional: Poiesis Gestão Cultural, Fábricas de Cultura, CULT SP, São Paulo – Governo do Estado. Realização: Brahmi Cultural, Governo Federal – Brasil: União e Reconstrução. Título: Caminhos, de 2025, por Ricardo Kaur. Técnica: Pintura Grafitte. Dimensões: 39m de largura por 2,40m de altura. AD: O mural ocupa toda a extensão horizontal de um muro virado para a rua. A obra combina linhas de mapas urbanos com formas geométricas coloridas em diferentes estilos. A arte tem como base um fundo branco coberto por desenhos que remetem a plantas de ruas ou mapas cartográficos estilizados em preto. Sobre essa base, surgem várias formas tridimensionais em cores vivas, que formam blocos com volumes abstratos. De esquerda para a direita, há uma sequência de figuras geométricas com diferentes paletas, conectadas por um traçado acinzentado, dispostas em: Blocos facetados em verde e amarelo que sugerem vegetação ou áreas verdes. Formas angulosas mais complexas que se destacam do fundo branco e sugerem uma forma humana vermelha com capacete de viseira azul que segura um objeto lilás. Alternância entre espaços ocupados e áreas com apenas o mapa linear em preto. Mais adiante, figuras com tons de azul, lilás, vermelho e verde, dispostas de maneira que parecem saltar para fora do mapa, em uma tridimensionalidade visual.