
Responsa
Diadema
Fábrica de Cultura
Idioma do conteúdo
Jardim Tropicaos
Local: Fábrica de Cultura Diadema Dimensões: Torre de 6m de altura por 2,5m de largura Técnica: 70 capacetes pintando a mão com tinta spray e tinta acrílica
Alicia Lira








Velocidade do áudio
Musea – Responsa Produção de acessibilidade: Ktalise Tecnologias Roteiro de audiodescrição: Larissa Meira Consultoria especializada: Lara Souto Narração de audiodescrição: Larissa Meira Audiodescrição Jardim Tropicaos, de Alicia Lira. Instalação Placa: Sobre fundo preto, no topo, em branco: Ministério da Cultura, Yamaha e Brahmi Cultural apresentam: “Responsa”, em letras laranja grossas, curvas e sublinhadas. O letreiro também é criado por Alicia Lira, artista responsável pela instalação. À direita, em branco: Conheça o projeto, um QR Code e responsa.art.br/acessibilidade. Na parte inferior: Lei Rouanet. Patrocínio Master: Yamaha. Patrocínio: Suhai seguradora. Apoio: Norisk e Simbratec. Direção criativa e produção: Pazetto Events. Produção executiva: Tudo Cultural. Apoio institucional: Poiesis Gestão Cultural, Fábricas de Cultura, Cult SP, São Paulo – Governo do Estado. Realização: Brahmi Cultural, Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil: União e Reconstrução. Título: Jardim Tropicaos, de 2025, por Alicia Lira. Instalação artística. Técnica: 70 capacetes pintados à mão com tinta spray e tinta acrílica. Dimensões: Torre de 6 metros de altura por 2,5 metros de largura. AD: Em uma área externa, atrás de grades da Fábrica de Cultura, a instalação está presa a um grande bloco preto e é composta por uma estrutura metálica vertical que sustenta 10 fileiras com 7 capacetes de segurança para motociclistas, fechados e suspensos. Os capacetes estão organizados lado a lado e pintados com ilustrações de árvores e folhagens em tons de verde, amarelo, azul e laranja, e criam um efeito visual que remete a uma copa de floresta fragmentada.
Recortes Urbanos
Local: Fábrica de Cultura Vl. Nova Cachoeirinha Dimensões: Tamanhos variados que vão de 0,70cm à 1,70m de altura. Técnica: Pintura manual com tinta de piso acrílica sob 13 placas sustentáveis de mdf ultra, recortadas na router.
Roni Evangelista















Velocidade do áudio
A instalação artística Recortes Urbanos, de Roni Evangelista, integra o projeto RESPONSA como uma homenagem vibrante à pluralidade e ao movimento das grandes cidades. Utilizando técnicas sustentáveis e criatividade, Roni transforma o cotidiano urbano em arte, celebrando a diversidade e a representatividade dos "personagens" que dão vida às metrópoles. Com essa obra, o artista captura a essência das ruas, ressaltando a beleza da convivência e da multiplicidade que definem os centros urbanos. Cada detalhe é um convite à reflexão sobre a riqueza que a diversidade proporciona e a importância de valorizar as diferentes histórias que compõem o cenário urbano. O artista também criou uma assinatura com a palavra RESPONSA, lúdico, arendodando e com referências a suas personagens trazendo sua identidade para a logomarca do projeto. Ao utilizar diferentes interpretações da palavra "Responsa", reforçamos a ideia de responsabilidade compartilhada e a importância da contribuição individual para a mobilidade urbana.
Lambe-Lambe
Local: Fábrica de Cultura Jd. São Luís Dimensões: 04 painéis cada um medindo 3,28 m largura e 2,13 m de altura Técnica: Pintura com tinta acrílica, cola branca sobre papel e tecido
Sandro Akel









Velocidade do áudio
Musea – Responsa Produção de acessibilidade: Ktalise Tecnologias Roteiro de audiodescrição: Larissa Meira Consultoria especializada: Lara Souto Narração de audiodescrição: Larissa Meira Audiodescrição Lambe-Lambe, por Sandro Akel Instalação Placa: Sobre fundo preto, no topo, em letras brancas: Ministério da Cultura, Yamaha e Brahmi Cultural apresentam: “Responsa”, escrito em letras laranja grandes, maiusculas e estilizadas, com impressão de que foi feito a mão e traços irregulares que lembram pinceladas ou grafite. O letreiro também é criado por Sandro Kel, artista responsável pela instalação. Na parte inferior, à esquerda, Lei Rouanet. Patrocínio Master: Yamaha. Patrocínio: Suhai seguradora. Direção criativa e produção: Pazetto Events. Produção executiva: Tudo Cultural. Apoio institucional: Poiesis Gestão Cultural, Fábricas de Cultura, CULT SP, São Paulo – Governo do Estado. Realização: Brahmi Cultural e Governo Federal – Brasil: União e Reconstrução. À direita, na cor branca: Conheça o projeto, um QR Code e responsa.art.br/acessibilidade. Título: Lambe-Lambe, de 2025, por Sandro Akel Técnica: Pintura com tinta acrílica, cola branca sobre papel e tecido. Dimensões: 4 paineis cada um medindo 3,28m de largura e 2,13m de altura. AD: A instalação está exposta em uma área externa da Fábrica de Cultura, em uma parede pintada com formas geométricas diagonais nas cores azul, amarelo, roxo, verde e rosa, voltada para a rua. O mural é composto por cinco paineis, todos com colagens artísticas de fundo e pictogramas sobrepostos. Da esquerda para a direita: Motociclista: Um pictograma branco de uma pessoa que pilota uma motocicleta, sobre um fundo de colagens multicoloridas com letras grandes sobrepostas, predominantemente em amarelo e preto. Ciclista: Um pictograma preto de ciclista em movimento sobre uma ciclofaixa vermelha diagonal com bordas brancas. O fundo tem aparência de cartazes urbanos sobrepostos e rasgados. Pedestre: Figura branca de uma pessoa que caminha em uma faixa de pedestres, também em branco, com fundo composto por colagens em tons de cinza, marrom e roxo. Carros: Dois pictogramas brancos de carros margeando um carro verde no centro. O fundo é composto por colagens fragmentadas e sobrepostas, com fotos e recortes.
Caminhos
Local: Fábrica de Cultura Brasilândia Dimensões: 39m de largura por 2,5m de altura Técnica: Pintura em grafite
Ricardo Kaur












Velocidade do áudio
Musea – Responsa Produção de acessibilidade: Ktalise Tecnologias Roteiro de audiodescrição: Larissa Meira Consultoria especializada: Lara Souto Narração de audiodescrição: Larissa Meira Audiodescrição Caminhos, por Ricardo Kaur Grafite Placa: Sobre fundo preto, no topo, em branco: Ministério da Cultura, Yamaha e Brahmi Cultural apresentam: “Responsa”, escrito em letras laranja grandes e estilizadas com traços angulosos, espessuras variadas e estilo urbano que lembra grafite ou caligrafia de rua. As letras são irregulares, com cortes diagonais e inclinações expressivas. O letreiro também é criado por Ricardo Kaur, artista responsável pela instalação. À direita, na cor branca: Conheça o projeto, um QR Code e responsa.art.br/acessibilidade. Na parte inferior: Lei Rouanet. Patrocínio Master: Yamaha. Patrocínio: Suhai seguradora. Direção criativa e produção: Pazetto Events. Produção executiva: Tudo Cultural. Apoio institucional: Poiesis Gestão Cultural, Fábricas de Cultura, CULT SP, São Paulo – Governo do Estado. Realização: Brahmi Cultural, Governo Federal – Brasil: União e Reconstrução. Título: Caminhos, de 2025, por Ricardo Kaur. Técnica: Pintura Grafitte. Dimensões: 39m de largura por 2,40m de altura. AD: O mural ocupa toda a extensão horizontal de um muro virado para a rua. A obra combina linhas de mapas urbanos com formas geométricas coloridas em diferentes estilos. A arte tem como base um fundo branco coberto por desenhos que remetem a plantas de ruas ou mapas cartográficos estilizados em preto. Sobre essa base, surgem várias formas tridimensionais em cores vivas, que formam blocos com volumes abstratos. De esquerda para a direita, há uma sequência de figuras geométricas com diferentes paletas, conectadas por um traçado acinzentado, dispostas em: Blocos facetados em verde e amarelo que sugerem vegetação ou áreas verdes. Formas angulosas mais complexas que se destacam do fundo branco e sugerem uma forma humana vermelha com capacete de viseira azul que segura um objeto lilás. Alternância entre espaços ocupados e áreas com apenas o mapa linear em preto. Mais adiante, figuras com tons de azul, lilás, vermelho e verde, dispostas de maneira que parecem saltar para fora do mapa, em uma tridimensionalidade visual.